Polimento Automotivo o Diferencial da Estética Automotiva

A Estética Automotiva de Ontem e de Hoje

Hoje, já me aproximo da metade de um século de vida. Comecei cedo no meio automotivo, vivendo em oficinas mecânicas da década de 80. As oficinas daquela época eram marcadas por um chão de barro, pôsteres de mulheres peladas nas paredes, mecânicos cobertos de graxa, ferramentas desorganizadas e um nível geral de conhecimento técnico precário. Quem detinha algum conhecimento diferenciado o guardava a sete chaves, como se fosse uma fórmula secreta, novatos indo às lojas de autopeças para comprarem desempenadores de vidros, teto solar para bugres, radiadores para brasílias e por aí vai, essa geração de hoje não aguentaria meia hora de oficina sem chorar no canto do banheiro.

O Jovem e o Carro

Ainda na adolescência, tive meus primeiros contatos com a direção. Comecei ligando e desligando o Fuscão 76 do meu pai. Logo depois, passei a dar algumas voltas na Praia de Piratininga em Niterói, na época deserta no inverno. Aos 16 anos, já estava assumindo a responsabilidade de dirigir os carros de amigos que bebiam na volta de festas e baladas, inclusive do Rio de Janeiro.

Rachas pela Madrugada na Ponte Rio-Niterói

As primeiras passadas dirigindo pela Ponte Rio-Niterói na madrugada dos anos 90 eram memoráveis. Nossos carros, com preparações leves típicas da época, como carburação, cabeçote e bobinas com maior tensão, ostentavam rebaixamento e rodas grandes (aros de 15 polegadas). Eram Fuscas, Brasílias, Del Reys, Corceis, Chevettes, Opalas, Dodges, XR3, Mavericks e outros, rugindo com seus escapamentos Kadron.

Todo mundo limpinho e cheiroso, início da Estética Automotiva

Antes de sair com os carros, havia um ritual de preparação que os deixava impecáveis. Brilhantes sob a luz dos postes, refletiam o cuidado dedicado por cada um. Quem não trabalhava iniciava a lavagem cedo na sexta-feira, enquanto outros a faziam ao voltar do trabalho. Aspiração, água para tirar a poeira, xampu automotivo para esfregar a lataria… Alguns usavam querosene para remover o asfalto grudado, enquanto outros preferiam detergentes. Pneus pretos com pretinho e, para finalizar, a cera Grand Prix, cujo aroma ainda hoje consigo sentir.

A cera Grand Prix, embora ainda vendida, apresenta abrasivos. Com cada aplicação, a camada de verniz do carro diminui, podendo levar ao desgaste da pintura. Naquela época, desconhecíamos os efeitos negativos dessa prática. Hoje, com as técnicas modernas de polimento automotivo, podemos avaliar com precisão os danos causados aos nossos carros. Era comum que, ao receber um veículo recém-pintado, o profissional polidor utilizasse uma boina de lã para “esquentar” a superfície antes do polimento. Tal prática, hoje em dia, seria considerada inadequada devido à espessura dos vernizes modernos.

Composição da Cera Grand Prix: Cera Microcristalina, Cera de Carnaúba, Parafina, Silicone, Corante, Alcalinizante, Antioxidante, Espessante, Abrasivo, Solvente Alifático, Emulsificantes, Água, Fragrância e Isotiazolinona.

Polimento com Cera Grand Prix anos 80

Uma nova era dos automóveis no Brasil

A gama de carros importados no Brasil é tão grande que falta profissionais qualificados para atender a este público, carros de todos os tipos, dos mais baratos, passando pelos chineses eletrificados até os carros de luxo e esportivos, tem para todos os gostos e bolsos, mas o que todos têm em comum é o jeito que tem que ser feita a manutenção e principalmente quando se fala em estética automotiva, o polimento técnico é crucial para se preservar o verniz e por sua vez a pintura.

A Sociedade Automotiva é referência em treinamento técnico automotivo, oferecendo cursos presenciais e online de Polimento Automotivo. Nosso método, desenvolvido pelo renomado engenheiro Mateus Campos, garante a você o conhecimento completo para iniciar ou se aperfeiçoar nesse mercado em constante crescimento.

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